Coprodução é realizada por duas companhias da rede internacional Palhaços em Rebeldia
Dois coletivos cênicos em parceria, o brasileiro Circo no Ato, e o espanhol Kanbahiotas Trup, desenvolvem, para apresentações na Espanha e no Brasil, o espetáculoRisas Rebeldes. A ação compõe um projeto contemplado peloFundo de Apoio às Artes Cênicas Ibero-americanas (Ibercena) – do qual o Brasil tem representação oficial, por meio da Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura.
O objetivo do projeto é “trazer para o palco a situação dos refugiados em todo o mundo, em um momento em que cada vez mais pessoas se juntam a esse grupo”, dizem as companhias. Risas Rebeldes tem estreia programada na Espanha, para 30 de setembro de 2023; e, depois, uma circulação no Brasil.A proposta foi vencedora do edital do Ibercena denominado Apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas.A produção éa segunda e mais recente ação vinculada à rede internacional Pallasos en Rebeldía (“Palhaços em Rebeldia”), da qual a Circo no Ato a Kambahiotas fazem parte.
“Risas Rebeldes”
A peça será “baseada no universo dos refugiados e na dura história de não ter um lugar. A proposta é trazer para o palco histórias de resistência de povos que tiveram seu direito de viver em seus territórios de origem violado, mas também contar a alegria dessas pessoas que mantêm acesa a chama da esperança, em meio a tanta violência, para que não a esqueçam e consigam romper as barreiras da ignorância em que vive grande parte da população urbana. O espetáculo diz aos povos da terra que reconhecemos a sua dor e que não estão sozinhos na árdua luta pela liberdade; porque, em todos os cantos do mundo, o seu sofrimento é ecoado”, explicam os grupos realizadores. A intenção deles com a obra é “reforçar as pontes de fraternidade e solidariedade entre os povos refugiados e abrir novas possibilidades de luta através do riso e da utopia do circo”, acrescentam.
A primeira etapa do trabalho, o processo de criação, ocorre na Espanha, neste mês de setembro. A estreia da montagem foi marcada no Arribas Circo em Rivas-Vaciamadrid, no sábado (30), às 20h. A segunda e última fase das ações consistirá em três apresentações na Cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Ação Brasil-Espanha – Palhaços em Rebeldia
O Circo no Ato e o Kanbahiotas Trup comentam, ainda, que o projeto selecionado pelo Ibercena representa uma “cooperação entre Brasil e Espanha”, com o alvo principal de “criar um segundo resultado do encontro dos dois coletivos: o primeiro, materializado em uma montagem, que estreou em 2021, encena histórias captadas em territórios com conflitos de terra em todo o mundo, nas diferentes circulações do Pallasos en Rebeldía.
A organização se apresenta como “uma rede internacional de coletivos artísticos que promovem a solidariedade e o riso como motor de transformação social”. Criada há mais de 20 anos, é a organizadora do Festiclown pela Terra, “um festival de comicidade e circo com causa, em territórios com conflitos territoriais, incluindo comunidades indígenas, favelas e quilombolas no Brasil” – definem os coletivos. O movimento realiza ações internacionais no Oriente Médio, no México, em regiões do Saara (África) e em campos de refugiados na Europa.
Depois de alguns anos de participação com trabalhos individuais, as duas companhias realizadoras decidiram trabalhar em conjunto, desenvolvendo um projeto cuja missão seria dar mais visibilidade aos projetos do Pallasos em Rebeldía; pesquisar sobre a combinação de diferentes técnicas circenses; e fortalecer as relações entre os dois coletivos.
O Ibercena
O Programa Ibercena reúne a Secretaria-Geral Ibero-Americana a 17 países, que financiam o Fundo. Seu objetivo é estimular as atividades de circo, dança, teatro e performance da região ibero-americana, comincentivo financeiro, integração de ações e intercâmbio de agentes; além de fortalecer a criação, a profissionalização, a coprodução, a circulação, a pesquisa e a divulgação das artes cênicas da região, reconhecendo a diversidade cultural dos países-membros.Cada um deles nomeia uma autoridade como sua representante no Conselho do programa. No Brasil, a instituição é a Funarte/MinC.
Para o período 2023-2024, o Ibercena abriu inscrições para editais em três linhas de apoio: Criação em Residência, com aporte de até 10 mil euros;Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, com auxílio de até 15 mil euros; eProgramação de Festivais e Espaços Cênicos, com até 20 mil euros por projeto.
Os objetivos do programa foram estabelecidos na IX Conferência Ibero-americana de Cultura (2006).
Ficha técnica
Produção: Pallasos en Rebeldía | Coprodução: Circo no Ato e Kanbahiotas | Direção e criação: Iván Prado, Circo no Ato e Kanbahiotas
Elenco: Abraham, Carol Costa, Camila Krishna, Mário Martins, Rafael Garrido e Rosina Castelli
Projeto gráfico: Culturactiva | Projeto de Estrutura: Ianara Elisa | Confecção da estrutura: Abraham Pavon
Projeto contemplado peloFundo de Apoio às Artes Cênicas Ibero-americanas (Ibercena), no editalApoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas – programa representado no Brasil pela Funarte/Ministério da Cultura
Mais informações
Site do Ibercena: iberescena.org - Obs.: a grafia do endereço eletrônico foi originalmente destinada a países de idioma espanhol
Contato no Brasil: dacen@funarte.gov.br
Sobre o Palhaços em Rebeldia: pallasosenrebeldia.org
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuva