O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com diversas ações para a Semana Nacional de Trânsito. A movimentação começou na quinta-feira (21) e vai até este domingo (24). Neste sábado (23), um evento educativo está sendo promovido no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, com a participação de diversos órgãos do GDF.
No local, as forças de segurança, instituições públicas e privadas exibem viaturas, estandes educativos, bonecos, apresentações artísticas, circuito de palestras de rua e outras atividades abordando o temaNo trânsito, escolha a vida, selecionado este ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Instituída em 1997, a Semana Nacional do Trânsito é realizada para conscientizar pedestres, condutores, motoristas e ciclistas sobre a importância e responsabilidade no trânsito. O evento deste sábado (23) conta com espetáculos teatrais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Detran, contação de histórias, mímicos e repentistas, além de um simulador na tenda do Detran.
“Tivemos várias ações durante toda a semana em pontos estratégicos do Distrito Federal, mas no evento no Parque da Cidade conseguimos fortalecer a Semana Nacional de Trânsito com as demais forças de segurança de trânsito e mostrar a importância da educação, da engenharia, da fiscalização e da segurança para formar cidadãos mais conscientes no trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-DF, Takane Nascimento.
A servidora pública Maria Eduarda Bello foi uma das primeiras a chegar no evento, do qual ficou sabendo pelo Instagram.
Com seu filho de três anos, ela passou por todas as tendas e brincou com o pequeno no sinal de esperar e atravessar.
Segundo a mãe, a atração preferida de ambos são as viaturas, em especial o helicóptero da polícia, onde é possível entrar e tirar fotos até as 17h.
“Trouxe meu filho e desde pequenininho a gente ensina sobre o respeito no trânsito e o quanto isso faz parte da cidadania. Essas ações do governo são super importantes. Agora está super agradável, apesar do sol, tem bastante sombra. É bem legal pras crianças, estou gostando bastante. Todos são muito solícitos, então está valendo muito a pena”, comentou Maria Eduarda.
Em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o evento conta com um carro de distribuição de água, além de pontos de hidratação e distribuição de picolés na tenda da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). Materiais e brindes educativos também são entregues à população e, para os participantes do evento, a camiseta da Semana Nacional de Trânsito 2023.
Aprendendo de forma lúdica
De acordo com o chefe do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran, Miguel Videl, o maior objetivo é passar a informação de forma lúdica e mostrar que o trânsito não é feito só pelo Detran, PMDF, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais entidades, mas por toda população.
“Nós acreditamos que a educação é a melhor direção e juntos podemos fazer um trânsito mais seguro. Quando eu resolvo atravessar uma faixa de pedestre olhando para os lados e fazendo o sinal de vida, dirigir, andar de bicicleta ou pilotar minha moto com responsabilidade, eu estou escolhendo a vida”, ressaltou Videl.
O engenheiro agrônomo Jales Falcão levou seus dois filhos ao evento e destacou as partes mais interessantes, entre elas a tenda de distribuição de livros, com obras feitas por uma servidora do Detran.“Conhecemos a própria autora. Foi um privilégio saber que produziram uma obra tão legal assim. E como eles [os meninos] gostam muito de ler, ficaram super felizes de receber esse brinde, inclusive com assinatura e dedicatória da autora, foi bem legal”, ressaltou o pai.
Ele acrescentou a importância da ação de conscientização para as famílias, como o uso do cinto de segurança, por exemplo. “É muito importante desde de cedo as crianças terem ciência da educação no trânsito e ajuda muito complementar isso no dia a dia. Está sendo bem bacana, tem várias tendas de várias instituições que passam muitas informações relevantes, tanto no trânsito quanto em outras áreas”, relatou.
Os livrosTransitando consciente todo mundo fica contenteeAutismo: com um novo olhar é possível amarsão de autoria da servidora do Detran Aline Campos. O primeiro foi lançado no ano passado, durante a 36ª edição da Feira do Livro de Brasília, enquanto o segundo foi este ano.
Segundo a autora, as obras infantis são para conscientizar a população sobre o trânsito e o autismo, no segundo livro mostrando a independência, a autonomia, as potencialidades que a pessoa com autismo tem, não focando apenas nas limitações.
“Como servidora do órgão e escritora infantil, é muito gratificante. Ao levar o trabalho de educação de trânsito, o objetivo é sempre construir um cidadão consciente. E a partir da literatura infantil, que tem toda essa ludicidade, facilita o entendimento das crianças e a retenção de conhecimento”, observou Aline.
O departamento também desenvolve o programa Detran nas Escolas, que leva a educação de trânsito por meio da literatura infantil. A distribuição dos livros é feita nas escolas, gratuitamente. Basta que as instituições enviem um e-mail para direduc@detran.df.gov.br solicitando a visita do Detran.
O evento da Semana Nacional de Trânsito continua neste domingo (24), com um passeio ciclístico, a partir das 9h. Com mais de 500 inscritos até o momento, a expectativa é que o Parque da Cidade receba mais de mil ciclistas.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuva