Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/09), Manaus sedia a 35ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), realizada com apoio do Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
O encontro acontecerá no Salão Açaí do Novotel Manaus, localizado na avenida Mandii, número 4, Distrito Industrial 1, zona sul da capital e terá representantes das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dos 26 Estados brasileiros, e também, a presença do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista.
Na pauta, além de ser debatido o trabalho desenvolvido pelas agências, está prevista a instauração das câmaras técnicas de Ater e regularização fundiária, pesquisa agropecuária, diálogo voltado para a capacitação entre as associadas e demais temas.
“É uma grande oportunidade para implantarmos as nossas câmaras técnicas, assim como discutir os problemas que envolvem essa região estratégica do Brasil, a região amazônica, com os atores que estão lá, presenciar um pouco a experiência do desenvolvimento sustentável”, afirmou Natalino Avance, presidente da Asbraer.
Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o compartilhamento de informações com outras entidades que prestam o serviço de Ater servirá para aprimorar o trabalho já executado, levando melhorias para o produtor no Amazonas.
“Este é o momento em que vamos socializar algumas informações fundamentais para alavancar o trabalho do nosso produtor por meio da assistência técnica e da extensão rural, principalmente neste momento de estiagem. Sabemos que a logística no nosso estado é bem diferente, por isso a troca de informações será fundamental para todas as providências que iremos tomar para diminuir os impactos na vida dos produtores”, afirmou.
Sobre a Asbraer
A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de junho de 1990 e há mais de 30 anos mantém ativa a integração e o intercâmbio das 27 entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de promover o diálogo com a pesquisa agropecuária e regularização fundiária.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuva