Com mais de 100 mil visitantes, a 42ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa) chegou ao fim, neste domingo (17), no Parque Hermínio Victorelli (2º distrito). O evento ocorreu de 13 a 17 de setembro e recebeu os cantores nacionais Lauana Prado (13), US Agroboys (14), Mari Fernandez (15) e Zé Vaqueiro (16). Nela, foi realizada o sorteio do Show de Prêmios e o retorno do Cowboy de Aço e Rodeio Profissional.
Foram cinco dias de festa com a participação de mais de 30 empresas parceiras do município, praça de alimentação, transmissão ao vivo da feira e exposição de animais. A organização abriu os portões por dois dias com entradas gratuitas (segunda-feira e domingo) para arrecadação de alimentos não-perecíveis, que serão entregues para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
O evento promovido pela Associação Rural de Rondônia (ARR), em parceria com a Associação de Produtores de Eventos de Rondônia (Aperon), enfrentaram contratempos. Há dois dias do evento, houve a recomendação do Ministério Público de Rondônia (MPRO) de não repassar recursos financeiros de emenda parlamentar, firmadas pelo termo de fomento, para a realização da 42ª Expojipa.
Segundo o presidente da Aperon, Eduardo Prenzler, a ARR não cometeu irregularidades. Ele afirmou que houve questões que não beneficiaram determinado grupo político. Prenzler disse que para manter os compromissos e a realização da Expojipa, foram feitas mudanças para que o “prejuízo” do evento fosse menor e, por isso, a programação original teve que ser alterada, mas em nenhum momento deixou de ser realizada.
“Infelizmente, vou arcar com o rombo da feira. Mas com a consciência tranquila de quem entregou 90% do evento programado. A única alteração foi que dos três dias [previstos] com entrada franca, passaram para dois dias. E por força da natureza, o último show, substituído pelo US Agroboys, não pôde ser realizado no domingo, devido à forte chuva que iniciou no período da tarde e se estendeu até as 20h”, frisou Prenzler.