Dedicada à agropecuária, a Expoabra conquistou a certificação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Na manhã desta quinta (14), os organizadores da feira receberam o seloSou consciente, lixo não!depois de alcançarem a meta de encaminhar corretamente 90% dos resíduos gerados durante os 15 dias de evento.
Até o último dia da programação, a Expoabra deve reunir aproximadamente 800 mil pessoas no Parque Granja do Torto, tornando-se, portanto, um grande gerador de resíduos. A meta é que, quando não for possível não gerar lixo, mais de 90% desse material receba a destinação adequada.
“Onde há resíduo, o SLU está presente orientando da forma correta como fazer o descarte”, afirma o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira. “Com as medidas adotadas, a gente evita que toneladas de resíduos sejam encaminhadas ao aterro sanitário de Brasília. A Expoabra é sustentável e esperamos que seja um exemplo para todos os outros eventos.”
Triagem
Para alcançar as metas estabelecidas pelo SLU, os organizadores adotaram iniciativas que incluem a utilização apenas de embalagens compostáveis, uso exclusivo de copos retornáveis e um processo de triagem de resíduos feito por uma cooperativa de catadores.
“É muito importante para o evento a gente ter esse selo”, ressalta o presidente do Parque Granja do Torto, Vilmar Ângelo. “A sustentabilidade é uma questão muito importante que envolve todo o mundo. Tivemos os pré-requisitos exigidos pelo programa e esse é só o pontapé inicial para alcançarmos outros objetivos. Além disso, estamos gerando emprego e renda para os trabalhadores das cooperativas que trabalham dentro do parque fazendo essa separação dos resíduos.”
A Expoabra é o segundo grande evento a receber a certificação do SLU. Em julho deste ano, o Capital Moto Week recebeu, das mãos do governador Ibaneis Rocha, o primeiro selo do programaSou consciente, lixo não!.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuva