Domingo, 02 de Fevereiro de 2025 09:54
69 9379-1212
Saúde Amazonas

PGE e Beneficente Portuguesa entram em acordo para serviço de nefrologia pago pelo governo

Estado do Amazonas arcará com suplemento de 92 reais sobre o valor de 240 reais custeado pelo Governo Federal pelo serviço

30/08/2023 11h15
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Foto: Divulgação/PGE
Foto: Divulgação/PGE

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (29/08), com participação da Diretoria do Hospital Beneficente Portuguesa e da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), foi acordada a prorrogação do contrato que assegura o procedimento de hemodiálise a pacientes da rede pública estadual de saúde.

Pelo acordo, o Estado do Amazonas arcará com suplemento de 92 reais sobre o valor de 240 reais custeado pelo Governo Federal, via SUS. A medida de cofinanciamento, inédita na história do Estado, permite o pagamento total de 332 reais por sessão de hemodiálise, valor superior à média nacional, e garante a continuidade do serviço, a aquisição de insumos e a manutenção dos equipamentos utilizados no serviço.

“Estamos sempre abertos a conversar com todos os fornecedores de produtos e serviços do estado do Amazonas com o objetivo principal de melhor atender os usuários do sistema público de saúde. A saúde dos amazonenses continua a ser mais importante do que qualquer divergência contratual. O diálogo é o melhor caminho”, declarou o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz.

Atualmente, a Beneficente Portuguesa atende cerca de 80 pacientes renais crônicos, e vinha enfrentando dificuldades em razão da defasagem histórica dos valores repassados pela Tabela SUS. Com a complementação que passará a ser paga pelo Estado do Amazonas, a expectativa é de que a qualidade do serviço seja aprimorada e a quantidade de pacientes atendidos seja ampliada.

“A reunião com o procurador-geral, Giordano Bruno, e o procurador Paulo Bernardo com a comissão representativa da Sociedade Portuguesa Beneficente foi oportuna e proveitosa. Chegou-se a um consenso para renovação do contrato, diante de um reajuste da Tabela SUS e um complemento da SES. Desta forma os atendimentos serão mantidos sem prejuízo dos pacientes ora em atendimento”, afirmou Leopoldo Krichanã, presidente da SP Beneficente do Amazonas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias