Startup – empresa inovadora – é um termo relativamente novo e cada dia mais presente na rotina dos acreanos. Para impulsionar essa cultura, o Sebrae-AC e o governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promoveram o Ideathon Cruzeiro do Sul. A maratona, de 52 horas, foi o maior desafio da região e terminou neste domingo, 16. Segundo evento de ativação do ecossistema de inovação realizado no Juruá, houve chuva de ideias e foi considerado um sucesso.
“O Ideathon representou um importante impulso para a cultura empreendedora local, fortalecendo a economia e incentivando a criatividade e o talento dos jovens e empreendedores como dona Adalgisa Mariano, empresária de 62 anos, motivada para participar do evento, compartilhando com outros estudantes e profissionais essa paixão pela inovação”, observou o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.
Adalgisa propôs uma das duas ideias premiadas (Viver-Tur e Juruá Explore) – que pretende divulgar o turismo por meio da imersão virtual, uma plataforma que vem ganhando espaço no mercado de negócios e que permite ao usuário ficar imerso numa história, interagindo com o ambiente simulado.
“Além do turismo, pretendemos divulgar a história, a cultura regional e o artesanato, incentivando a sustentabilidade e a manutenção da floresta em pé”, disse o maratonista William Amaral.
A área da saúde foi campeã da maratona. A plataforma, que pretende ajudar no diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista (TEA), foi a primeira colocada. A ideia está de olho num mercado de 70 milhões de pessoas portadoras do TEA no mundo, sendo aproximadamente dois milhões no Brasil, onde apenas 0,15% dos diagnosticados são assistidos. “Quanto mais cedo existe o diagnóstico, mais favorece o desenvolvimento da criança”, observou a empreendedora Jainy Laiane Erculano.
Para o gestor de projetos de inovação do Sebrae, Jorge Freitas, do ponto de vista de negócios, o evento apresentou sugestões que podem resolver problemas mundiais a partir do Juruá. “Ativamos um grupo de pessoas de negócios diferentes. Juntamos interesses comuns, jovens acadêmicos da iniciativa privada e de escola técnica, capazes de resolver quaisquer coisas”, frisou Freitas.
Freitas agradeceu o grupo de trabalho que se deslocou até Cruzeiro do Sul e que retroalimentou o ecossistema, “mentores de negócios iniciantes, que devolvem aprendizados à comunidade”, definiu.
Os premiados (dois integrantes de cada grupo de trabalho) irão participar de um evento de ecossistema de inovação em Recife (PE), em outubro. “Três passagens serão patrocinadas pelo governo do Acre”, garantiu o governador Gladson Cameli, que prestigiou no sábado, 15, a abertura da maratona.
Os grupos também estão credenciados para participar da Expoacre Juruá, quando irão expor suas ideias e buscar apoio para desenvolver suas propostas de inovações tecnológicas.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuva