Sábado, 23 de Novembro de 2024 07:44
69 9379-1212
Agronegócios Formação

Técnicos responsáveis por manejo de controle do pirarucu em Unidades de Conservação Estaduais recebem capacitação

A formação foi realizada, na terça-feira (4) e organizada pela Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC

11/07/2023 15h35
Por: Wilson Neves de Oliveira Fonte: Secom/RO
Técnicos responsáveis por manejo de controle do pirarucu em Unidades de Conservação Estaduais recebem capacitação

Com o objetivo de promover a formação continuada de técnicos de diferentes instituições para atuarem na efetivação e no desenvolvimento do manejo de controle do pirarucu em unidades de conservação, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, promoveu uma capacitação com o tema Organização técnica para implementação e atuação no manejo de controle e erradicação do Pirarucu em unidades de conservação. A formação foi realizada, na terça-feira (4) e organizada pela Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC. As ações voltadas ao manejo de controle do pirarucu nas Unidades de Conservação Estaduais  acontecem no mês de julho e se estendem até o final do ano.

A capacitação apresentou informações relevantes para que as providências adequadas sejam tomadas na implementação do manejo do Pirarucu em unidades de conservação e atendeu técnicos do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero e técnicos da Sedam.

Capacitação apresentou informações importantes para o manejo do Pirarucu

O Secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, avaliou como positiva a realização da capacitação. “Além de promover o controle dos animais que na condição de invasores provocam desequilíbrio ambiental, o projeto gera renda direta para as comunidades tradicionais envolvidas. Acompanhei o projeto desde quando ele era apenas uma ideia, e hoje, com o sucesso das experiências em 2022, pretendemos expandir o projeto para pelo menos três áreas de nossa competência, sendo elas, as Reserva Extrativista do Rio Cautário, Pedras Negras e Pacaás Novos”, destacou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias