Sábado, 23 de Novembro de 2024 08:34
69 9379-1212
Agronegócios Calcário

Governo do Estado entrega dez mil toneladas de calcário na primeira etapa do programa de incentivo do ProLeite

O Governo tem agilizado o transporte do calcário para as famílias de produtores inscritas no programa.

10/07/2023 17h22
Por: Wilson Neves de Oliveira Fonte: Secom/RO
Governo do Estado entrega dez mil toneladas de calcário na primeira etapa do programa de incentivo do ProLeite

Mais de 3,4 toneladas  de Calcário já foram entregues desde o início de Junho pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, aos produtores familiares inscritos no Programa Mais Produção/Calcário, com recursos do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia – ProLeite. Os municípios beneficiados nessa primeira etapa são Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Rio Crespo, Monte Negro e Machadinho do Oeste. Outras sete mil toneladas, das dez previstas para a primeira remessa, continuarão sendo entregues nas próximas semanas, segundo o cronograma do Mais Produção/Calcário, beneficiando as regiões produtoras de leite. São 400 famílias contempladas em 19 municípios.

As inscrições para participar do programa são realizadas pela Emater/RO. Todos os beneficiários apresentaram cópias dos documentos pessoais – RG e CPF, comprovante no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF, análise de solo atualizada, e comprovante do pagamento da usina onde o calcário foi adquirido. Os critérios são estabelecidos pela Lei n° 3.969/2016 normatizada pelo Decreto n°22.17/2017. Segundo os produtores rurais, a maior dificuldade em adquirir o insumo para melhoria e correção do solo é o transporte. Com o recurso do ProLeite, essa dificuldade foi vencida.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, o Governo tem agilizado o transporte do calcário para as famílias de produtores inscritas no programa. É mais uma ação financiada pelo programa, criado para melhorar a produção leiteira no Estado. “Estamos comprometidos em investir e apoiar os agricultores, buscando constantemente melhorias para fortalecer o setor e garantir o sucesso desse importante segmento da nossa economia,” explicou.

O produtor Sebastião Neto, proprietário de um pequeno lote em Mirante da Serra, recebeu 35 toneladas de calcário e aplicou em 14 hectares de lavoura e pastagens. “Esse incentivo foi excelente. Há muito tempo queria corrigir minhas terras com calcário, mas não era possível. Só consegui graças ao apoio do Governo. Igual a mim, existem vários produtores que têm o sonho de aplicar calcário no solo para melhorar sua produção”, disse. O produtor deverá colher os frutos do programa estadual com o aumento da produtividade do seu rebanho leiteiro.

Nesta primeira etapa, o Mais Produção/Calcário chegará às regiões Madeira Mamoré, Vale do Jamari, e região Central do Estado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias