A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) participa da 1ª Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas, que acontece durante cinco dias. Com o apoio do Governo do Amazonas, o encontro internacional acontece de 19 a 21 de junho, no Centro de Convenções, em Manaus, e nos dias 22 e 23 de junho em Itacoatiara, reunindo lideranças governamentais e empresariais, acadêmicos e pesquisadores do Amazonas e Portugal.
“O levantamento da ciência de dados desempenha um papel importante na criação de políticas públicas sólidas. Um exemplo é o Programa Respirar, no qual a coleta e análise de dados permitiram alcançar resultados significativos no número de recuperados. Outro exemplo é o Pelci, programa direcionado ao desenvolvimento socioesportivo, no qual por determinação do governador Wilson Lima temos alcançado jovens e crianças, por meio do esporte”, disse o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
O evento inédito no Amazonas promove intercâmbio científico-tecnológico com especialistas de Portugal, Brasil, Inglaterra e Estados Unidos, com apresentações de seminários, workshops e painéis temáticos. O encontro internacional conta com um estande da Sedel, onde profissionais de educação física e de fisioterapia fornecerão orientação sobre os serviços do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e do RespirAR.
Membro do núcleo científico do RespirAR, Vinicius Cunha, destaca a relevância do levantamento da ciência de dados. “O Programa RespirAR apresenta um serviço de excelência para nosso estado, sendo referência internacional. E, com o levantamento de dados científicos, pudemos desenvolver o nosso trabalho que tem colaborado para a saúde e qualidade de vida da população amazonense”, comentou o profissional de educação física.
Para o professor doutor de Ciências Exatas e Tecnologia da Ufam, e organizador do evento, Hidelbrando Rodrigues, a expectativa é que sejam dias de imenso aprendizado. “Nesse primeiro dia nossas palestras estão tratando de políticas públicas, no segundo abordaremos tema de Políticas Regionais e no terceiro, Ciência de Dados. Vale ressaltar que durante os três dias teremos apresentação de 90 trabalhos científicos, com artigos do Brasil, Estados Unidos, Portugal e El Salvador”, comentou.
“Acredito que essa conferência é de suma importância não só para alunos, mas também para os professores e a sociedade em geral, porque são temas que podem revolucionar vários segmentos, por meio da Ciência de Dados, principalmente para realização de pesquisa e disseminação de dados”, disse Andersem Moura Veiga, estagiário de Educação Física do Pelci.
Mín. 22° Máx. 23°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas