Sábado, 23 de Novembro de 2024 10:05
69 9379-1212
Esportes Amazonas

Mãe e filha retomam qualidade de vida por meio do Programa do Governo do Amazonas

Referência nacional e internacional, o programa RespirAR mudou a história de mais de 35 mil vidas por meio do esporte

15/06/2023 10h35
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
FOTOS: Mauro Neto/Sedel
FOTOS: Mauro Neto/Sedel

O programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem sido essencial para muitos amazonenses que enfrentam problemas de saúde e limitações físicas. A iniciativa do Governo do Amazonas tem mudado a vida de Ilma Barcelar, de 68 anos, e sua filha Eliandra Barcelar, de 46 anos, que compartilham histórias de superação.

Ilma Barcelar, sofria com artrose, osteoporose e diabetes, enfrentando dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia. As dores e o cansaço constante limitavam sua qualidade de vida, mas tudo mudou após cerca de um ano sendo acompanhada pelos profissionais de fisioterapia e educação física do programa, na unidade da Vila Olímpica de Manaus.

“Sentia muito cansaço e dores para realizar as tarefas domésticas, mas tudo mudou após o acompanhamento no RespirAR, onde passei pela fisioterapia e depois para os exercícios. Agradeço muito ao governador Wilson Lima por nos ajudar, a Deus e a todas as pessoas que estão ao meu lado”, compartilhou a dona de casa, Ilma Barcelar.

Já Eliandra Barcelar, filha de Ilma, enfrentou uma trajetória ainda mais desafiadora. Em 2009, ela sofreu um AVC e passou por cinco cirurgias desde então, com sequelas graves. As dores crônicas e as limitações de movimento foram agravadas durante a pandemia da Covid-19, levando-a a enfrentar também a depressão.

No ano de 2022, Eliandra recebeu auxílio psicológico, uma assistência que se mostrou fundamental para que ela conseguisse retomar suas atividades de fisioterapia e reconquistar sua qualidade de vida. “Quero agradecer ao governo por nos dar essa oportunidade. Muito obrigada”, expressou Eliandra.

“O RespirAR, além de fornecer tratamentos especializados, tem promovido a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar físico e mental da população. O sucesso do programa na vida de Ilma e Eliandra e das mais de 35 mil pessoas beneficiadas é uma prova concreta do compromisso do Governo do Amazonas em cuidar da saúde por meio do esporte”, destacou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias