Em mais uma ação de cidadania durante as festividades do Carnaval na Floresta 2025, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), disponibilizará um ponto de coleta exclusivo para todos os documentos perdidos em eventos no período carnavalesco. A retirada poderá ser feita no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parque Dez, situado na avenida Tancredo Neves, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Assim como no ano passado, a Sejusc estará com o serviço de recolhimento de documentos perdidos durante os desfiles no Sambódromo e Carnaboi, que poderão ser entregues para qualquer servidor identificado, como aponta a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
“Após o período do Carnaval, esses documentos estarão disponíveis em um ponto exclusivo. Isso é feito nesse período de festas, onde a pessoa pode tentar localizar seu documento no posto da Sejusc do PAC Parque 10”, destacou.
Outras ações da Sejusc
Uma das principais ações de cidadania da secretaria é o desfile de idosos, que acontece no sábado (1º/03), no Sambódromo. Os grupos da terceira idade são coordenados pela Sejusc, por meio do programa Idoso em Movimento, onde foram divididos por setores, seguindo o tema deste ano: Liberdade de Envelhe”Ser”: Direitos e deveres de uma sociedade envelhecida.
Ao todo, dois mil idosos desfilarão no Sambódromo, abrindo o desfile do Grupo Especial. “Nós teremos mais de dois mil idosos desfilando no Sambódromo, realizando um desfile belíssimo para a abertura do Grupo Especial de 2025. Aproveito para convidar todos os brincantes e para reforçar que estaremos por lá para dar todo o apoio”, disse a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
Nos desfiles das escolas de Acesso e Grupo Especial, a Sejusc estará com um ponto de acolhimento às pessoas que passaram por algum tipo de assédio. Basta procurar a sala situada abaixo do Bloco G, sinalizada com um banner da secretaria.
Além do Sambódromo, a secretaria também estará presente em outros blocos e bandas do Carnaval de 2025, realizando abordagens informativas e ações sociais. Com uma equipe de 20 servidores, incluindo assistentes sociais, psicólogos e técnicos especializados, brincantes e sociedade civil poderão aproveitar as festividades com apoio e garantia de direitos.
Durante as abordagens, além da distribuição de material informativo, as equipes estarão preparadas para intervir em casos de violências contra qualquer um dos públicos mais vulneráveis em grandes eventos, trabalhando em conjunto com as forças de segurança.
Para os casos de violência e assédio contra mulheres, as denúncias poderão ser feitas, por meio dos telefones 180, 190 e 181. Durante todo o período carnavalesco, o Serviço Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) continuará funcionando 24 horas.
Para denunciar exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes ou exploração do trabalho infantil, a população pode ligar para Disque Direitos Humanos, que é o 100.
Mín. 21° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 26°
Chuva