Sexta, 29 de Novembro de 2024 19:45
69 9379-1212
Saúde Conscientização

Fundhacre realiza ação educativa no Dia Mundial do Rim

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Nefrologia, realizou na manhã desta quinta-feira, 14, uma ação em alusão a...

14/03/2024 18h06
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Nefrologia, realizou na manhã desta quinta-feira, 14, uma ação em alusão ao Dia Mundial do Rim, para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde.

Neste ano, o tema da campanha é “Saúde dos rins (& exame de creatinina) para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”, a campanha visa à divulgação de medidas de prevenção de doenças renais como, por exemplo, o controle adequado de hipertensão arterial e diabetes mellitus e a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física e cessação do tabagismo.

Coordenadora do serviço de Nefrologia da Fundhacre, Eliane Pinheiro. Foto: Maxmone Dias/Fundhacre
Coordenadora do serviço de Nefrologia da Fundhacre, Eliane Pinheiro. Foto: Maxmone Dias/Fundhacre

Eliane Pinheiro, coordenadora do setor de Nefrologia da Fundhacre, destaca a importância da ação. “Sabemos da relevância de uma ação como essa, cujo alvo é a população. Temos que enfatizar e divulgar a importância da saúde renal, para não haver uma complicação ou até um tratamento hemodialítico”, destaca.

Participaram da atividade educativa equipes do complexo hospitalar, abordando pacientes, acompanhantes e visitantes, que receberam folhetos informativos a respeito da importância da saúde renal. Além disso, foram abordados temas relacionados aos hábitos saudáveis e estimulada a realização de exames de sangue para avaliar os níveis de creatinina e ureia, proporcionando assim uma avaliação da função dos rins.

Ação aconteceu no complexo da Fundhacre, abordando pacientes, acompanhantes e visitantes. Foto: Juliana Queiroz/Fundhacre
Ação aconteceu no complexo da Fundhacre, abordando pacientes, acompanhantes e visitantes. Foto: Juliana Queiroz/Fundhacre

“Queremos que as pessoas tenham consciência e possam detectar algum tipo de alteração renal, como ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mau cheiro ou turva, dificuldade para urinar, bem antes de precisar de um tratamento mais avançado como a hemodiálise”,  afirma John Bonilla, médico da nefrologia.

Por dia, cerca de 66 pessoas realizam o tratamento no prédio da Nefrologia. O setor conta também com atendimentos na área de psicologia, serviço social, enfermagem, nutrição, fisioterapia e serviço de farmácia, além das visitas domiciliares por equipe multidisciplinar.

Equipe da Fundhacre e Clínica Renal durante planfletagem nas ruas da capital. Foto: Maxmone Dias/Fundhacre
Equipe da Fundhacre e Clínica Renal durante planfletagem nas ruas da capital. Foto: Maxmone Dias/Fundhacre

Na oportunidade, a equipe da Fundhacre também participou de uma ação com a Clínica Renal, realizando um pit stop nas ruas da capital, entregando panfletos informativos e água, com intuito de conscientizar sobre os cuidados necessários para manter a saúde dos rins.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias