No GovCast, educadoras da SEE comemoram o sucesso do programa Pré-Enem Legal e dão dicas para as provas
Em colaboração com Carlos Alexandre O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, foi o tema principal do Govcast, o podcast do governo do Acre, desta q...
02/11/2023 21h06
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Em colaboração com Carlos Alexandre
O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, foi o tema principal do Govcast, o podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 2. A prova de admissão à educação superior foi abordada com a participação da chefe do Departamento de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Danielly Franco, e da assessora pedagógica de língua portuguesa, Patrícia Rufino.
O programa, de conteúdo informativo sobre as ações e serviços do governo do Acre, foi gravado nos estúdios da Rádio Aldeia, em Rio Branco, apresentado pelos jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel, com transmissão no Youtube, redes sociais do governo e nas rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.
Na ocasião, foi abordado o programa Pré-Enem Legal que tem por objetivo oferecer aos estudantes da rede estadual e comunidade um curso preparatório gratuito para o Enem. As educadoras contam que a iniciativa começou durante a pandemia da covid-19 e que, atualmente, o SEE tem um Centro de Mídias, que produz e grava as vídeoaulas. O departamento conta com uma equipe técnica de 60 profissionais de produção, vídeo e mais 30 educadores na preparação pedagógica das aulas. O programa também vai ao interior e atende os 22 municípios.
Preparação para o Enem 2023:
O Enem 2023 será aplicado nos próximos dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. No Acre, as provas serão aplicadas em 17 dos 22 municípios, contando com 24.278 acreanos inscritos, em 92 locais de prova e 953 salas de aplicação. As educadoras dão aulas dicas de como se preparar as provas:
Acesse o cartão de confirmação, em que está escrito oendereço do local de prova, através da Página do Participante:https://enem.inep.gov.br/participante, e faça o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.
Após consultar o cartão de confirmação:pesquise o endereço do seu local de prova; verifique a distância e o tempo de sua casa até o local; e, se possível, simular o percurso antes, considerando que, aos domingos, o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
Osdocumentosa serem levados para a prova devem seroriginais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, comoe-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, não serão válidas capturas de tela. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.
Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braille, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.
Datas das provas
5 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
12 de novembro
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso do Acre):
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Término das provas no 1º dia: 17h
Término das provas no 2º dia: 16h30
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) possui aulões que estão disponíveis por meio da plataforma de vídeo Youtube, no canal youtube.com/@educacaodoacre, que podem ser acessados por quem quiser fazer uma última revisão.
O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Para conferir a entrevista completa, é só acessar o canal doGoverno do Acre no YouTube.
Nenhum comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.