A interdisciplinaridade é ponto comum nas UCAs, como explicou um dos professores-ministrantes, Paulo Ricardo Souza. De acordo o docente, o fenômeno, unido ao foco no empreendedorismo local, pode auxiliar que os estudantes passem a exercer protagonismo na comunidade em que estão inseridos, bem como poder de autoria na vida pessoal dele, assim como na coletividade, de forma criativa, ética e solidária.
“A interdisciplinaridade acontece quando usamos as disciplinas regulares para explicar fenômenos do empreendedorismo, como o marketing, por exemplo, que nos demanda a Língua Portuguesa e Inglesa. ‘Emprestamos’ conhecimentos uns aos outros”, ressaltou o docente.
Empreendedorismo
Com carga horária de 48 horas, a “Sensibilização e Aprofundamento: desvelando o senso comum do empreender” e “Trajetórias, Interesses e o Mundo do Trabalho” serão as duas temáticas integradoras a serem desenvolvidas durante as aulas ministradas.
“A educação é a base de tudo, por isso acredito que a gente tem que incentivar os nossos jovens, dentro de sala de aula, a discutir empreendedorismo e trazer os estudantes para esse assunto”, destacou o morador da comunidade de Paricatuba, Raul Perigo.
Transformação
Em dia de atriz, a aluna Gilliane Araújo, 17, da Escola Estadual Elias Novoa Alvarez, em Iranduba, foi quem apresentou os pontos turísticos de Paricatuba, durante as gravações da aula inaugural. O objetivo da atividade é causar, nos estudantes, uma reflexão sobre o potencial turístico e de empreendedorismo que o Amazonas possui.
“Já tive outros módulos no Ensino Mediado e acho que esse sobre empreendedorismo será muito importante para a gente. Tenho vontade de aprender e de voltar para a comunidade onde nasci, para aplicar os conhecimentos”, compartilhou a estudante, que mora em Paricatuba, mas é nascida na comunidade Santa Isabel, zona rural de Manaus.
A UCA sobre empreendedorismo no Amazonas abre o segundo bloco das Unidades Curriculares de Aprofundamento previstas para o ano letivo de 2023. No total, até o fim do ano, oito UCAs terão sido ministradas para mais de 9 mil estudantes da 2ª série do Ensino Médio, em 33 municípios do Amazonas. Quatro áreas do conhecimento tiveram foco, por meio das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.
Mín. 22° Máx. 23°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas