Sexta, 29 de Novembro de 2024 10:39
69 9379-1212
Geral Imunização animal

Ministério da Saúde, Sesacre e prefeituras iniciam campanha de vacinação antirrábica na fronteira

Após o registro de um caso de raiva humana na cidade de Cobija, na Bolívia, divisa com a cidade de Brasileia, interior do Acre, o Ministério da Saú...

04/09/2023 18h55
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Após o registro de um caso de raiva humana na cidade de Cobija, na Bolívia, divisa com a cidade de Brasileia, interior do Acre, o Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e prefeituras promovem, durante o mês de setembro, campanha de vacinação antirrábica nas cidades que fazem fronteira entre  Brasil e Bolívia.

Foram disponibilizadas 100 mil doses de vacinas para atender os municípios brasileiros que fazem fronteira com a Bolívia, entre eles: Brasileia e Epitaciolândia, no Acre; Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul; Cáceres, no Mato Grosso; e Guajará-Mirim, em Rondônia. Além disso, aproximadamente 60 mil doses serão destinadas para os municípios bolivianos, totalizando 160 mil imunizantes a serem aplicados.

Ação vai durar 30 dias e pretende chegar a 160 mil doses aplicadas. Foto: cedida
Ação vai durar 30 dias e pretende chegar a 160 mil doses aplicadas. Foto: cedida

“É importante destacar que desde 2003 o Acre não registra casos positivos de raiva humana ou canina. Ao longo dos últimos anos a Sesacre vem trabalhando com afinco junto às prefeituras para fortalecer a cobertura vacinal dos animais domésticos nos 22 municípios acreanos”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Zoonozes da Saúde e médico veterinário, Victor Mattos.

Serão vacinados cães e gatos com o objetivo de formar uma barreira de proteção contra o vírus da raiva no ciclo urbano, mantendo a interrupção da transmissão do cão ao homem. A campanha vai durar cerca de 30 dias.

Ação realizada na cidade de Cobija, na Bolívia. Foto: cedida
Ação realizada na cidade de Cobija, na Bolívia. Foto: cedida

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2015 até o mês de agosto de  2023, foram registrados 32 casos de raiva humana, por diferentes espécies de animais, a maioria por morcegos. O último caso de raiva humana pela variante canina ocorreu em 2015.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias