A Novacap está em processo avançado de efetivação de contratos com empresas especializadas na limpeza de reservatórios de detenção de águas pluviais do Distrito Federal. A previsão é de que os acordos sejam concluídos em setembro. Este movimento faz parte de uma iniciativa maior da companhia para garantir a manutenção e funcionalidade dos sistemas de drenagem, especialmente em áreas mais vulneráveis às chuvas.
Atualmente, há quatro contratos de manutenção em andamento, com ações já sendo executadas em regiões como Brazlândia, Noroeste e Recanto das Emas. Apenas no Recanto das Emas, já foram removidos 13 mil metros cúbicos de materiais acumulados.
Os serviços vão de retirada de lixo e material vegetal a reparos em dispositivos como os dissipadores, contenções, plantio de grama e o cercamento da área.
André Luiz Oliveira Vaz, diretor de Urbanização da Novacap, fala sobre o projeto em curso. “As limpezas buscam devolver a capacidade operacional ao sistema e assim melhorar a captação das águas pluviais e, a longo prazo, minimizar os danos causados pelas chuvas.”
A limpeza regular e adequada dos reservatórios de detenção de águas pluviais é fundamental para o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana. Essas estruturas são projetadas para captar e conduzir a água da chuva, evitando assim alagamentos em áreas urbanas. Contudo, sem a manutenção apropriada, detritos, folhas e outros materiais podem obstruir o sistema, diminuindo sua eficiência e resultando em inundações e transbordamentos.
*Com informações da Novacap
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 34°
Chuvas esparsas