Sábado, 23 de Novembro de 2024 19:25
69 9379-1212
Justiça Dignidade e cidadani

Semulher chega à Vila São Vicente, no Rio Gregório, para ações itinerantes

Dando continuidade às ações itinerantes no interior do Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher) esteve, na segunda e ...

30/08/2023 13h45
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Dando continuidade às ações itinerantes no interior do Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher) esteve, na segunda e terça-feira, 28 e 29, em Tarauacá.

A equipe da pasta levou atendimentos à Vila São Vicente, no Rio Gregório, em parceria com a prefeitura do município, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), Empresas Acre Transmissoras, Zopone, Sollo, Defensoria Pública do Estado, Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) municipais e Secretaria Municipal de Saúde.

A ação foi realizada esta semana. Foto: Franklin Lima/Semulher
A ação foi realizada esta semana. Foto: Franklin Lima/Semulher

Além de atendimentos psicológicos, assistência social e assessoria jurídica, ofertados pela unidade móvel de atendimento à mulher – o Ônibus Lilás, a ação proporcionou emissões de primeira via de RG e CPF, certidão de nascimento e atestado de óbito, bem como cortes de cabelo, além de testes rápidos, consultas médicas, vacinação, procedimentos ginecológicos, farmácia e também uma roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, o trabalho tem sido realizado com empenho. “Encerramos hoje uma ação que começou na última semana e estivemos em contato com muitas mulheres que precisavam de ajuda. Este é o nosso papel, o papel da unidade móvel: levar a todas a dignidade”, destacou.

A prefeita de Tarauacá, Maria Lucineia, relembrou um tempo em que pouco se falava sobre a violência contra a mulher, e reforçou que essa é uma bandeira que não deve ser esquecida. “Muitas mulheres são mortas em Tarauacá ainda. Eu falo não apenas da área urbana, mas também da área rural. Não podemos fechar os olhos. Hoje, agradeço a todos. E, àqueles que foram atendidos, peço que voltem para as casas transformados”, disse.

Além de atendimentos psicológicos, assistência social e assessoria jurídica são ofertados pela unidade móvel de atendimento à mulher, o Ônibus Lilás. Foto: Franklin Lima/Semulher
Além de atendimentos psicológicos, assistência social e assessoria jurídica são ofertados pela unidade móvel de atendimento à mulher, o Ônibus Lilás. Foto: Franklin Lima/Semulher

Foram realizadas, também, palestras para auxiliar na identificação dos diferentes tipos de violência, e disponibilizados diversos canais de ajuda. M.J., mulher atendida pela equipe e que não quis ser identificada, ressaltou a importância do momento. “Momento histórico para todas nós. A chegada de serviços que são de difícil acesso é muito importante e agradecemos ao governo e aos demais parceiros”, celebrou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias