Novas atividades nos espaços
A Funarte prepara, ainda, o Programa Funarte Aberta, para aprogramaçãocom atividades artísticasde seus espaçosnas capitais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os editais relacionados a esse mecanismo serão publicados em breve, no site da Funarte: www.funarte.gov.br .
Abaixo, segue depoimentode um dospedagogodo Programa, oIuminador Cênicoe professorLuiz Miguel Pereira:
“Acolhimento e profissionalismo
Objetivando a formação de profissionais para as áreas técnicas e de produção cultural, o Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) criou o programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes.
Dentre os cursos, atuo como pedagogo no curso Técnicas de Luz, que acontece nos espaços da Fundação Nacional de Artes – Funarte, na cidade do Rio de Janeiro. Começamos no módulo 2, com as aulas práticas, no Centro Técnico das Artes (CTA).
A retomada da Funarte inclui um realinhamento da ocupação dos espaços destinado às artes e sobretudo, possibilitar a difusão e a democratização do uso desses espaços, viabilizando o movimento artístico e cultural brasileiro, que fora relegado no último governo.
Os processos formativos produzidos pelo PTAC com suas parcerias, é abrilhantado pela utilização dos espaços da Funarte, que disponibiliza o acesso aos equipamentos com os devidos acompanhamentos dos técnicos, possibilitando uma integração dos estudantes com as propostas teóricas, práticas e de vivências, proporcionado um alargamento das percepções, favorecendo os processos tanto de ensino como de aprendizagem.
O método participativo que favorece o repertório de conhecimentos dos alunos, alimentado por provocações dentro na proposta do programa do curso, produzindo indagações e gerando curiosidades que vão sendo respondidas na perspectiva da ação prática.
O Centro Técnico das Artes (CTA) e sua equipe acolheu o curso Técnicas de Luz, com uma excelência profissional, disponibilizando todo o material para o sucesso da realização da aula, propiciando acolhimento e generosidade nos contextos relacionais, aqui ensejo minha gratidão.
É urgente uma nova mentalidade sobre a profissão de técnico de luz. Não basta aprender no cotidiano das montagens de luz, é fundante o aprofundamento teórico e contato com os novos ordenamentos tecnológicos, normativos e relacionais para que uma nova geração faça a diferença nesse campo tão fundamental das artes cênicas.
Luiz Miguel Pereira"
Iluminador cênico eprofessor
Acompanhe o desenvolvimento desta e de outras ações de retomada da Funarte, no site e nas redes sociais da instituição:
Facebook e Twitter:funarte
Instagram:@funarteoficial
Programa Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas 2023
Inscrições encerradas
Espaços da Funarte no PTAC
Teatro Cacilda Becker – Catete – próximo ao Metrô Largo do Machado
Teatro Dulcina: Cinelândia – Centro
Centro Técnico de Artes –Lapa -Centro
Mais informações
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 36°
Chuva