Formular políticas públicas com as pessoas que de fato usurfruirão delas, esse é o trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio de ações promovidas junto à população. Para isso, após a primeira etapa de debates com grupos de representação jovem do DF, a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) divulgou um cronograma com as escolas da rede pública de ensino médio com o intuito em levar a pauta sobre o futuro da juventude para a conversa com os estudantes.
Em parceria com a Secretaria de Educação, por meio das Coordenações Regionais de Ensino, os alunos do ensino médio da rede pública situadas nas regiões administrativas receberão a SEFJ para indicar as suas propostas. O Centro de Ensino Médio 01 do Gama será a primeira escola a receber a audiência nesta segunda-feira (18), no período da manhã, a partir das 9h30 e às 15h30.
Durante a audiência, os estudantes poderão apresentar as suas sugestões para os 11 eixos temáticos abordados pelo Plano: cidadania, participação social e política e representação juvenil, educação, profissionalização, trabalho e renda, garantia da igualdade, saúde da juventude, cultura, comunicação e liberdade de expressão, desporto e lazer, território e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente, segurança pública e acesso à Justiça.
Para o secretário da pasta, a participação dos estudantes é fundamental para que o processo ocorra de forma democrática e assertiva à realidade e aos desafios encontrados pelo jovem. “Pretendemos dar cada vez mais voz e espaço para os jovens. São muitos os desafios encontrados nessa fase da vida e a SEFJ possui o propósito em ser uma facilitadora, criando oportunidades. O Plano Distrital será um grande avanço, pois vai impactar os próximos 10 anos de políticas públicas voltadas aos jovens”, afirma Rodrigo Delmasso.
A SEFJ já realizou várias rodadas de reuniões acerca da pauta com a juventude partidária, jovens assistidos pelos centros de juventude, representantes religiosos e com os movimentos sociais.
Sobre o Plano Distrital da Juventude
O Plano Distrital da Juventude (PDJ) consistirá em ser o instrumento de planejamento, gestão, integração e consolidação dos direitos da juventude do Distrito Federal, dispostos no Estatuto da Juventude do Distrito federal, instituído pela Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021. O PDJ deve ser executado pelos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito federal que atendam esta população com vigência decenal.
Quem não puder participar presencialmente, poderá indicar as suas propostas contribuindo com a Consulta Pública online por este link .
*Com informações da SEFJ
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 36°
Chuva